Mudando a mentalidade da cadeia de fornecedores da construção civil | Como incluir a inovação na pauta de prioridades
Por Rafael Forato, , Gerente de Suprimentos na Matec
“O maior desafio, na área de construção civil notadamente, é conseguir conectar os diversos fornecedores, fabricantes de produtos e mão de obra com a expectativa final do cliente.”
O mercado de construção civil talvez seja uma das áreas mais complexas na indústria de serviço. Ele depende de uma cadeia muito extensa de fornecedores, incluindo áreas de conhecimento muito distintas. Você já parou para pensar, por exemplo, quantos fornecedores foram necessários para reformar a sua sala de estar ou seu quarto, com todos os itens que vão desde a parte elétrica, passando pelo mobiliário até a decoração?
Não saberia enumerar quantas empresas e funcionários diretos e indiretos foram envolvidos. É um verdadeiro “lego” que envolve desde um parafuso até a instalação da luminária que vai decorar a sua sala. São inúmeros os processos necessários e, mais que isso, estilos de gestão (e empresas, e seus prestadores de serviço) bem diferentes.
O maior desafio, na área de construção civil notadamente, é conseguir conectar os diversos fornecedores, fabricantes de produtos e mão de obra com a expectativa final do cliente, que inclui a entrega no prazo, dentro do orçamento previsto e com a melhor qualidade possível.
Precisamos pensar em cada obra/projeto como uma grande linha de produção. Apostamos que o nosso sucesso seja de fato a busca pela terminalidade, termo que na construção civil significa a finalização das tarefas. Quando falamos de mais ou melhor terminalidade, precisamos de uma mudança interna de mentalidade e função dentro das empresas: a produção precisa mudar, a logística também precisa ser alterada, há necessidade de diminuir a mão de obra (precisa ser menos intensa e mais contínua), evitar retrabalhos, realizar mais entregas e, consequentemente, ter maior redução de custos operacionais.
Aqui dentro usamos uma expressão que é “trancar a porta” – que significa entregar um ambiente de cada vez, mas o ambiente completo. Embora não consigamos entregar (ainda!) uma obra completa em um mês, acredito que conseguimos sim entregar um ambiente por dia. Isso porque, buscando essa terminalidade da qual falamos, nós estamos sempre procurando fornecedores que estejam engajados neste movimento de mudança e que realmente queiram quebrar o paradigma instalado em nosso setor por mais de 50 anos.
É preciso, para isso, pensar fora (e sair) da caixa, entender que o seu produto tem interferência direta com os demais produtos e que a união deles vai contribuir para a entrega final do projeto. Precisamos ter a inteligência de integrar a cadeia e planejar, compatibilizar e selecionar os melhores produtos.
Outro item muito importante é a logística, que vem sendo tratado com muita atenção pelos grandes fabricantes de materiais. Não é possível mais simplesmente vender, mas aprender como vender e de que forma entregar. Quando falamos de uma obra, estamos falando de um ambiente altamente inóspito, que possui uma logística extremamente importante. Sofremos com as intempéries e mudanças frequentes do clima, com trânsito, com zonas restritas, circulação de materiais pesados, equipamentos de grande porte, dentre outros obstáculos. Resumindo: estamos sujeitos a todo e qualquer desvio, por mais simples que seja. Por isso cada minuto é muito importante e necessitamos de um planejamento detalhado de logística.
Quando falamos de inovação na cadeia de suprimentos precisamos entender que existe uma grande confusão sobre o que é de fato inovação. Talvez a palavra inovação tenha caído na vala comum. Afinal: o que é inovação? Um sistema? Uma plataforma? Um novo software?
Na Matec entendemos que inovação é a solução capaz de provocar uma real mudança na cadeia produtiva, que promova uma transformação de impacto no modo de fazer ou até mesmo de pensar toda a cadeia e que seja capaz de efetivamente colaborar direta e indiretamente para o melhor desempenho das obras, fazendo a diferença em uma parte (ou em todo) o processo.
Temos metas anuais especificas relacionadas a esse tema, por isso também buscamos insistentemente essa mudança e estamos dispostos e queremos desenvolver empresas para que se transformem em nossos parceiros. Uma palavra importante aqui, para nós, é a colaboração – e entendemos que essa mudança precisa acontecer mesmo de forma colaborativa. Queremos aprender e ensinar o que aprendemos. Queremos que nossos fornecedores (atuais ou novos) nos ajudem a pensar, solucionar problemas, propor alternativas viáveis, sustentáveis e, principalmente, eficazes.
Há uma grade discussão que insinua que tudo que é novo ou inovador custa mais caro. Analisando de forma rasa e simples, item a item, pode mesmo parecer mais caro adotar um modelo (produto ou serviço) inovador, porém a análise tem que ser feita considerando todo o cenário.
Um processo industrializado, por exemplo, diminui a despesa indireta, custos com canteiro, alimentação e sanitário, além de promover menor risco de acidente, menor número de funcionários e redução do prazo. Todos estes itens precisam ser levados em conta.
São inúmeras as vantagens que não são vistas de forma rasa, mas que precisam ser consideradas. O custo de uma solução pode ser otimizado pelo benefício chamado “tempo”. Se colocarmos na ponta do lápis, inovar não custa mais caro. Este é um obstáculo mental que acaba com ideias que poderiam ser brilhantes! É a forma de calcular e comparar que precisa ser detalhada, compreendida e analisada. Integralmente.
Na Matec, com o nosso DNA de inovação, já implementamos uma série de soluções inovadoras em nossos projetos, e cada vez mais gostamos de fazer isso com nossos parceiros e fornecedores. Gostamos muito do NOVO e estamos de portas abertas para acolher e estudar novas e duradouras parcerias que tenham características inovadoras. Precisamos de soluções que representem a mudança da cadeia produtiva com custo x benefício, que seja prototipada, testada e que chegue para somar com o nosso propósito de terminalidade.
Se o seu negócio tem essa característica ou se você pensa em soluções que podem fazer a diferença nesse setor que carece tanto de mudanças e inovação, procura a gente!
Vai ser uma alegria poder te ajudar a crescer e, melhor, crescer e aprender junto com você – promovendo o melhor resultado para todos os nossos clientes.
Aqui é assim que gostamos de fazer as coisas. #Juntos. #Conectados. #Inovadores. Questionando os modelos atuais. Pensando além. Se você é (ou quer ser) assim, vem com a gente!
Vai ser ótimo trocar novas ideias e soluções com vocês!
#EngenhariadeValor #Terminalidade #DNAdeInovação #FornecedoresIntegrados
#Cooperação #SomosTodosConnect #UmaNovaMatec