29 anos de Matec, que ousou ir além da Engenharia
Por Luiz Augusto Milano, Fundador e Presidente da Matec
“Sim, somos inovadores. Trazemos a inovação em nosso DNA e estava mesmo na hora de assumir esse como sendo o centro do nosso negócio”
Hoje, 10 de dezembro de 2019, fazemos 29 anos. Uma jornada que se aproxima da terceira década na área de Engenharia, acompanhando um mercado cheio de desafios e oportunidades, que tem mudado inegavelmente nos últimos anos com a chegada dos novos recursos, soluções tecnológicas e inovação, mas que é movido pelo mesmo “ingrediente” em que temos apostado desde o início, que é para nós o mais valioso: nossa gente.
São as pessoas que estão aqui, na Matec, e que já passaram por aqui (e as que virão participar conosco desse novo momento da Matec) que nos transformaram na Matec de hoje, que é muito mais colaborativa, integrada, conectada e atenta ao novo vocabulário que tem sido frequente nas organizações do futuro: ética, integra, transparente, multidisciplinar, inovadora e sustentável, para citar alguns dos termos que não apenas usamos em nossa fala, mas praticamos em nosso dia-a-dia.
É no cérebro de cada colaborador, cada parceiro, cada cliente que reside toda a principal inovação que tem movimentado e inquietado os players desse negócio. E é porque sabíamos disso, em 1990, que estamos chegando a essa importante marca de 29 anos em 2019.
Um ano marcado por muitos desafios, como tantos que já vivemos desde que começamos, mas que nos trouxe uma imensa oportunidade de assumir definitivamente um papel que já vínhamos gradativamente ocupando: o de sermos pioneiros, de pensarmos à frente, de nos movimentar na horizontal, sem a rigidez das hierarquias e padrões.
Sim, somos inovadores. Trazemos a inovação em nosso DNA e estava mesmo na hora de assumir esse como sendo o centro do nosso negócio. Girando em torno dele, e não mais em seu centro, está tudo mais: materiais, métodos, ferramentas. E precisamos que tudo isso seja cada vez melhor.
Pensamos em tecnologia desde que nascemos, muito antes do mundo entender e assumir a importância dela. Aliás, nós já nascemos como uma empresa de tecnologia.
Em 1998 fomos procurar no mercado uma empresa que oferecesse um software para a nossa gestão e não encontramos. Foi quando adquirimos uma empresa de tecnologia, na época batizada de Matecsys, e criamos nosso próprio ERP, extremamente inovador para a época.
O sistema foi inteiro construído especificamente para melhorar a gestão dos nossos contratos, controle de produtividade, planejamento e custos, além da integração com o nosso cliente. Ou seja: a Matec nasceu tecnológica, inovadora.
Mais um marco importante na história da Matec que já mostra como seguimos atuando como empresa inovadora foi quando ousamos trazer para o mercado brasileiro a tecnologia do BIM, que hoje é amplamente divulgada e utilizada como metodologia construtiva. Foi da Matec a iniciativa de investir e usar primeiro o BIM – Building Information Modelling, o que é motivo de muito orgulho para nós. O BIM, para quem não sabe, significa Modelagem da Informação da Construção e é um conjunto de informações virtuais geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um projeto.
Dados e inteligência para melhorar processos construtivos e facilitar integrações de sistema antes da execução propriamente dita. Isso é Tecnologia e Inovação puras!
Por tudo isso estamos nos movimentando em direção a uma Matec que seja realmente capaz de agir, de ponta a ponta, desde a primeira reunião com o cliente até a assistência técnica, pensando na frente, com inteligência e capacidade de pensar junto com o cliente e ajudar toda a cadeia de parceiros (FORNECEDORES, ARQUITETOS, PROJETISTAS E GERENCIADORES) a agir dessa forma.
Esse é outro ponto que nos orgulha e diferencia: a capacidade de entender em profundidade nossos clientes, desenvolvendo junto com nossos fornecedores, de forma integrada, a melhor solução possível para eles. Não somos mais duas pontas, isoladas. Estamos do mesmo lado, jogando no mesmo time. E um time vitorioso só se faz quando a motivação de todos é a mesma.
Por isso cada projeto nosso é único. Cada novo cliente nos dá a chance de inventar uma nova Matec, de desenvolver um novo núcleo de trabalho especialmente composto pelas inteligências e pessoas necessárias para providenciar a melhor solução para aquele desafio. E por aqui nunca nenhum desafio foi igual.
Para nós é muito importante, tanto quanto quantos clientes fizemos, quais deles voltaram a nos procurar depois, quanto nos indicaram e referendaram, pela excelência do trabalho que fizemos.
Estamos trabalhando sim com o resultado como destino, mas não como premissa. Com o passar dos anos, ele passa a ser consequência de uma estrutura de sucesso, que só se conquista com planejamento, suor, treinamento, desenvolvimento contínuo e muita experiência. A cada ano fomos nos tornando melhores, porque é essa a benção da maturidade que nos aproxima dos 30.
Embora, em tempos de gerações tão diferentes e mudanças geracionais tão rápidas, essa coisa de contar os anos também tenha ficado meio “old school”, confesso que me orgulho de olhar a linha do tempo da Matec e ver essa maturidade traduzida não apenas na passagem dos anos, mas nos contornos de cada projeto entregue.
A Matec cresceu, mudou e melhorou. E por isso a celebração dos nossos 29 anos é menos “parabéns para a gente” e mais “obrigado por nós”.
Porque quem não entende que esse é um jogo que só se joga (e se ganha) junto, definitivamente, vai envelhecer sem entender o quão incrível pode ser o sabor dessa modernidade aliado ao que aprendemos (e reaprendemos) de Engenharia (e em termos de tecnologia, inovação e engenharia, o limite entre o possível e impossível é muito tênue para nós).
Um desafio para mim, pessoalmente, hoje, é perpetuar a Matec, transformando sua história em um grande legado e patrimônio. Por isso a nossa alta liderança é composta também por pessoas que começaram sua carreira e sua trajetória profissional aqui – elas estão comprometidas, como eu estou, com o sucesso e a perenidade de uma empresa que não é só minha, é nossa.
Um brinde a nossa Matec, que chegou aos 29 e começa seu caminho para os trinta, as três décadas.
E #juntos, como temos dito, estamos mesmo muito melhores para encarar a próxima década.
Que venha 2020!!!
Estamos confiantes, otimistas e inspirados pelo que vem por aí! 😃💙
#VemSerConnect #Matec #MatecConnect