Edifício sede da Leroy Merlin, projetado e executado pela Matec, já foi entregue com a inovação presente em nosso DNA
Por Mônica Teixeira Nunes, Arquiteta PMO na Matec
“A principal inovação neste projeto, do meu ponto de vista, foi a entrega de uma solução completa para o cliente, coisa que na época não existia”.
Em 1997, portanto quando a Matec tinha apenas 7 anos e ainda estava iniciando no mercado, ela já mostrava a que vinha e como seria reconhecida por décadas depois, inclusive entre seus concorrentes: uma empresa arrojada, que propunha soluções inovadoras em projetos altamente complexos. Foi o que aconteceu quando fizemos a primeira loja da Leroy Merlin no Brasil.
A Leroy Merlin chegou oficialmente ao Brasil em 1997. A primeira loja da rede no País foi aberta em 1998, em São Paulo, no bairro de Interlagos, zona sul da capital paulista. Um dos desafios desse projeto foi justamente o tempo de execução.
Era muito importante que o executivo Alain Ryckeboer, que hoje é o Diretor Geral da Leroy Merlin no Brasil e está aqui desde a vinda da rede para cá, estivesse presente na inauguração da loja. Para isso tivemos que propor soluções inovadoras e uma engenharia complexa que permitisse a entrega da loja para operação, finalizada e perfeita, na data que eles anunciaram ao mercado.
Na época eu atuava na Gerenciadora da Leroy, que intermediou todo o trabalho da Matec para esse cliente, lembro que uma das coisas que me impressionaram foi justamente a proposta de trabalho apresentada, completamente diferente do que as demais construtoras ofereciam, e trabalhávamos com muitas delas.
A principal inovação neste projeto, do meu ponto de vista, foi a entrega de uma solução completa para o cliente, coisa que na época não existia. A Matec entregava tudo o que normalmente precisávamos contratar de forma separada: o projeto, a obra em si, a mão de obra de cada etapa. Com a Matec tudo isso era integrado e entregue ao cliente num único pacote. Lembro que os projetos tinham uma especificidade técnica impressionante, bastante completa, com um cuidado especial na fase que hoje chamamos pré-construção.
Esse cuidado trazia, como resultado, uma obra construída bem mais rápido, dentro de um prazo curto, com especificações de estrutura e acabamentos feitas já na fase que antecede a construção. Ou seja: era possível antever o resultado das integrações necessárias no canteiro e suas implicações.
Como tínhamos pouco tempo para entregar todo o projeto (que incluía, além do galpão onde funcionaria a loja, o edifício administrativo, sede da empresa, que até hoje segue sendo o coração da Leroy no País), a solução da Matec propunha a estrutura (base do galpão) e a cobertura do salão de vendas, que na época foi feita em estrutura e telha metálica trapezoidal – tipo sanduíche, som isolamento térmico em isopor.
Hoje essa é uma solução bastante comum, mas na época era algo altamente inovador. Tratava-se de um tipo de cobertura que permitiria a redução no consumo do ar condicionado da loja, uma solução de manutenção do pós-venda que já revelava uma preocupação natural da empresa com a sustentabilidade integral do projeto, incluindo desde a redução de custos na operação até a diminuição do seu impacto ambiental.
Faziam parte ainda do escopo desse projeto a implantação de sistemas para garantir a eficiência energética, gestão e uso racional de água e qualidade do ambiente interno, além da presença de itens de proteção ambiental, como os diferentes tipos de pára-sóis (brises), metálicos e concreto.
Foi um contrato de Empreitada Global tipo “Turn Key”, com entrega total que garante o pleno funcionamento, proporcionando ganho de tempo em cronograma para o contratante. Outra especificidade desse projeto é que a maior parte dos produtos que abasteceram as gôndolas eram importados – assim a logística de toda a operação, recebimento de mercadoria e finalização da estrutura foi feita com o máximo de rigor num tempo mínimo.
Toda a superestrutura de concreto foi feita praticamente in loco, o piso de alta resistência do salão de vendas foi executado com tela soldada, com finalização utilizando régua vibratória, permitindo portanto um acabamento de excelência, outro diferencial que a Matec oferecia na época. A busca pelo uso de inovação e tecnologia nos processos construtivos sempre foi e continua sendo uma marca da Matec.
Por esse motivo a empresa passou a fazer parte do cadastro de construtoras que a gerenciadora onde eu trabalhava utilizava para concorrências de outros projetos.
Destaco o uso, na época, de uma solução arrojada, num tempo em que os processos e padrão da construção civil eram outros, mais engessado nas soluções construtivas e menos tecnológico. Outro ponto forte eram os orçamentos da empresa, muito bem detalhados, o que mostrava que a Matec tinha uma visão clara de todos os detalhes técnicos, com excelência, o que fazia com que suas propostas fossem sempre ricas e com uma visão profunda do negócio do cliente, que segue sendo a preocupação de todos na empresa até hoje.
Recentemente eu vi um grande movimento da Matec nas redes sociais e já estava decidida a fazer um novo movimento na minha carreira, de três décadas neste setor, ocupando diversas posições e lados do negócio.
Por isso fiz novamente contato com o Guto, que já era uma grande referência para mim, e fui convidada para integrar a equipe da nova Matec, que conserva como seus valores alguns dos quais são também meus valores pessoais: integridade, preocupação com a excelência em suas entregas e em sustentar relações sólidas, o que só se garante com um trabalho muito bem feito.
Esse compromisso de entregar o que foi prometido, superar e surpreender positivamente o cliente utilizando os melhores recursos e soluções segue sendo o mesmo forte da Matec de antes e da Matec de hoje, onde tenho o privilégio de fazer parte da construção de novos sonhos para novos clientes, agora como colaboradora.
Que venham mais três décadas de histórias de sucesso para contarmos, juntos, do mesmo lado. Porque juntos é mesmo a melhor forma de fazer algo grandioso.
#TecnologiadoPensar #EngenhariadeValor #NossojeitoConnect #VemSerConnect